top of page

FAQS

A QUEM SE RECOMENDA O TRATAMENTO ANALÍTICO?

O tratamento psicanalítico é recomendado a todos que identificam um sofrimento ou uma questão, não importando gênero, orientação sexual ou idade. A psicanálise pressupõe a singularidade do sujeito, de modo que cada demanda, sintoma ou angústia sejam vistos em sua particularidade, não  havendo o pressuposto de que estes se encaixem num comportamento ideal ou em um diagnóstico rígido.

COMO É UMA ANÁLISE LACANIANA?

A análise lacaniana se fundamenta em um elemento: o desejo do analista. Isto quer dizer que todo o processo funciona a partir do desejo de que a análise aconteça. É comum escutarmos que os analistas lacanianos são quietos, intelectualizados, trabalham com sessões de tempo variável... Mas a verdade é que cada analista é também singular, e ater-se à orientação de Lacan significa que o analista deve fazer, em uma sessão, o que for necessário para que o sujeito se coloque em análise. Isto pode significar conversar bastante, se ater a uma postura mais passiva, cutucar o paciente. Tudo isto depende do contexto de cada sessão, de como os desejos do analista e analisando se entrelaçam.

EXISTE UM VALOR FIXO POR SESSÃO?

A resposta é sim e não. Eu trabalho com um valor base, mas sempre se escuta a condição financeira de cada analisando, qual a sua relação com o dinheiro, dentre outros fatores, para que se chegue a um valor possível, que permita uma análise.

O QUE DEVO ESPERAR DE UMA ANÁLISE?

É comum que os analisandos cheguem com uma demanda muito específica - problemas conjugais, no trabalho, falta de sentido na vida, ansiedade, depressão, questões sexuais - que ocupará o primeiro momento de uma análise. Mas a expectativa é que o analisando passe, com o tempo, a enxergar tais questões de modo integrado à sua história, sua visão de mundo, seus modos de procurar prazer e responder aos discursos dos outros. A ideia de uma análise é desfazer estes nós, recombinar este novelo em outros nós, de modo que análise acompanhe as transformações na vida do paciente.

FAQ: FAQ
bottom of page